Sobre o tempo

Mesmo com a Tesla Inc. lutando para resolver seus erros de fabricação do Modelo 3, a fabricante de carros elétricos da Califórnia anunciou um prazo para sua produção. A Tesla planeja iniciar a produção de seu modelo de crossover Y no início de 2020, disse o CEO Elon Musk em uma campanha de teleconferência na semana passada.

Mesmo para um homem conhecido por sua audácia, essa linha do tempo é ousada 

O analista da AutoPacific, Dave Sullivan, disse à Automotive News que normalmente leva entre 30 e 36 meses desde o início da construção até a saída dos carros da linha de produção. "Elon promete muito e certamente estará abaixo da entrega", disse Sullivan. "Eu pensei que o lançamento do Modelo 3 levaria um lado mais humilde do Musk."

Em Setembro de 2015, a Volvo começou a construir sua primeira fábrica de automóveis nos Estados Unidos, perto de Charleston, S.C. Cerca de 31 meses depois, a produção comercial do sedã S60 ainda não começou.

"Construir carros é difícil", disse Karl Brauer, editor executivo da Cox Automotive. "É um processo trabalhoso, não apenas a montagem dos carros, mas a logística da produção".

Independentemente das promessas de Musk, o cronograma de produção do Modelo Y será determinado em grande parte pela cadeia de suprimentos. "A Tesla está lidando com a mesma base de fornecimento que o resto das montadoras", disse Sullivan. "Se outros fabricantes de automóveis pudessem fazê-lo mais rápido, eles o fariam."

Musk não faz as coisas como é costume

Nem sempre funcionou. A Tesla abandonou os processos de fabricação de carros centenários para um sistema de produção altamente automatizado para construir seu modelo 3 de "fazer ou quebrar". Isso não foi resolvido, o que leva a problemas de qualidade de construção e desaceleração da produção. A produção do Modelo 3 chegou a 2.270 carros por semana em Abril, ante os 5.000 que, segundo Musk, levariam a empresa a um fluxo de caixa positivo.

Musk reconheceu uma dependência excessiva em automação. "Sim, a automação excessiva na Tesla foi um erro", Musk twittou no mês passado. "Os seres humanos estão subvalorizados."

O que torna o cronograma do início de 2020 ainda mais exagerado é que a Tesla ainda não identificou um local para a fábrica do Modelo Y. Musk rejeitou um relato da mídia de que o novo cruzamento seria construído na fábrica de Tesla. em Fremont, Califórnia, e notou que a fábrica está "abarrotada de guelras" e "cheia de loucura".

A decisão do site pode vir "talvez no próximo trimestre, mas não depois do quarto trimestre", disse Musk na teleconferência, na qual ele rejeitou certas perguntas dos analistas financeiros como "chatas" e "tediosas".

Para cumprir o prazo de produção do início de 2020, é provável que a Tesla tenha que comprar uma fábrica em vez de construir uma. A montadora pode ter várias opções para comprar, dadas as mudanças que afetam a indústria automobilística.

"Nós vemos uma mudança constante nos planos de produção de veículos, a produção de sedã está caindo para a esquerda e para a direita", disse Brauer. "Pode haver uma fábrica que uma montadora atual use para produzir sedans e eles não querem passar pelo problema da transição para SUVs."

Mas a programação da Tesla ainda será ajustada

"Se ele recebesse uma fábrica amanhã, pronto para ir, levaria um ano para contratar o pessoal e então construir a cadeia de fornecimento", disse Brauer.

O objetivo otimista do Musk Y Model, disse Sullivan, é despertar o apetite dos investidores. 

"Ele quer mais investimentos e precisa mostrar força", disse Sullivan.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

De volta ao topo