Pneus e seguro: o que você deve saber.

мAqui está a questão do seguro. Nós todos temos seguro de carro, nós religiosamente pagamos o prémio, mas obviamente não queremos estar na situação em que temos que reivindicar seguro. Seguro é como pegar um extintor de incêndio; você compra, mas reza a Deus para que nunca precise usá-lo. No entanto, muitas vezes, a oração não é suficiente. Uma situação pode surgir (devido a várias razões) em que você tem que registrar uma reclamação com sua companhia de seguros de automóveis. Como você acha que sua seguradora reagirá?

As seguradoras odeiam ter que pagar

Não é surpreendente. Ninguém gosta de se livrar do dinheiro. E às vezes parece que as seguradoras estão em primeiro lugar na lista. O que eles pagam (pelo menos uma parte) é, afinal, o dinheiro que você paga periodicamente. Por outro lado, estamos sendo duros com eles, porque, por sua vez, eles têm a difícil tarefa de verificar se a alegação é genuína. Dito isto, é terrivelmente difícil sair de uma reivindicação de seguro sorrindo. Seu agente pode indicar vários motivos pelos quais sua reivindicação não pode ser paga. Algumas dessas razões estão diretamente relacionadas aos pneus do seu carro.

Se você não sabia como e por que os pneus do seu carro podem afetar o seu seguro de carro, é hora de descobrir.

Como seus pneus afetam o seguro de carro

Basicamente de duas maneiras. Por algum motivo, seus pneus podem invalidar seu seguro. E existem algumas situações em que, devido aos seus pneus, o prémio de seguro pode aumentar. Vamos descobrir como.

Como pneus podem invalidar seu seguro

Basicamente, a companhia de seguros indica que seu veículo deve poder "dirigir" no momento do acidente para ser elegível para cobertura de seguro. 'Adequado para dirigir' pode significar muitas coisas e tem a ver com os pneus do seu veículo. A lógica da seguradora é que, se por qualquer motivo (mesmo aqueles relacionados aos pneus do seu carro), o seu carro não se enquadra nessa categoria, eles não cumprirão sua reivindicação.

Pode considerar-se que os pneus fazem o seu carro "não adequado para a estrada" nas seguintes condições.

Ajuste incorreto do pneu sobressalente

Isto não se aplica a carros novos com equipamento de pneus original. Após um período, quando você trocar seus pneus, é melhor cumprir as especificações de tamanho original recomendadas pelo fabricante. Para ter certeza, você pode optar pela mesma marca de pneus.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Os acessórios originais foram cuidadosamente selecionados pelo fabricante para garantir maior segurança. E a mudança desses pneus afeta o manuseio do veículo, a capacidade de frenagem e outros fatores, de modo que os pneus não são adequados para uma condução segura.

Aqui estão 3 aspectos importantes:

• Tamanho

Cumpra com o tamanho original recomendado pelo fabricante. Você está pensando em aumentar o tamanho dos seus pneus? Leia os prós e contras aqui. Além disso, alterar o tamanho de seus pneus sem informar sua seguradora pode invalidar seu seguro.

No caso de tal modificação, informar a sua seguradora por telefone (ou por escrito) pode ser o truque. Talvez isso aumente o prémio de seguro. Mas você terá um seguro válido.

• Classificação de velocidade

Se pneus com uma classificação de velocidade inferior à do acessório original estiverem montados, os pneus novos não suportarão a sua velocidade normal. Isso pode causar eventos infelizes. E a companhia de seguros pode recusar-se a responder à sua reclamação, alegando que o carro não estava adequado para dirigir e que tinha sido "modificado". De fato, em alguns países, é ilegal dirigir com pneus com uma classificação de velocidade menor que a dos acessórios originais.

• Capacidade de carga

A montagem de pneus com capacidade de carga reduzida resultaria em pneus sobrecarregados / deflacionados. Isso levaria a um desgaste mais rápido dos pneus, além de aumentar as chances de acidentes relacionados aos pneus. E seu carro não poderá circular. Clique aqui para ver um estudo de caso interessante a esse respeito.

Pneus ilegais

Pneus defeituosos e danificados com saliências visíveis e rasgos são considerados ilegais. Também a profundidade da banda de rolagem dos pneus é crucial. O limite legal de profundidade da banda de rolagem é de 1,6 mm em torno da terceira parte central em torno de toda a circunferência do pneu.

Se os seus pneus forem considerados ilegais por qualquer um desses motivos, você

• você pode ter que pagar uma multa

• são susceptíveis de incorrer em pontos de penalização

b · pode ser processado

• Risco que invalida seu seguro de carro.

Como os pneus aumentam o prémio de seguro

Ser participante de um acidente de carro aumenta automaticamente o seu prémio, pois é visto como um "motorista inseguro".

Segundo, seu prémio de seguro pode aumentar dependendo dos pontos de penalidade incorridos. No Reino Unido, ofensas baseadas em condução atraem pontos de penalidade que estão ligados ao seu registro de condução. Pontos de penalidade variam de acordo com o ataque, de 3 pontos por dirigir com pneus inflados a 11 pontos por dirigir embriagado. 3 pontos podem não parecer muito, mas se você não prestar atenção aos seus pneus, eles podem se acumular rapidamente. Quanto mais pontos de penalidade você receber, maior será seu prémio de seguro. Para mais detalhes, clique aqui.

Que pode fazer?

Verificar regularmente a pressão dos pneus é a solução simples para maximizar a segurança do carro. Isso reduz a possibilidade de acidentes, já que os pneus furados são mais propensos a explodir. Prestar muita atenção à idade dos pneus e substituir aqueles que não estão mais em boas condições é uma parte importante da direção segura.

Finalmente, considere a profundidade da banda de rolagem do seu pneu. Embora o limite legal seja de 1,6 mm, a maioria dos fabricantes recomenda substituir os pneus por uma profundidade de 3 mm.

Este estudo mostra em superfície molhada a uma profundidade de desenho inferior a 3 mm, a distância de travagem aumenta dramaticamente e em 1,6 mm (mínimo legal), a distância de travagem aumentou 44,6%.

E aqui está a parte interessante

Pode parecer que todas essas informações visam garantir que você não invalide seu seguro de carro ou acabe pagando um prémio alto. Mas o fato é que é sobre você, seus pneus e sua vida. Quanto mais atenção você der a todos esses aspectos do seu pneu, você poderá ter mais tranquilidade. Como eu disse antes (e tenho certeza de que você concorda), todos nós temos seguro e pagamos o prémio religiosamente, o tempo todo esperando que nunca tenhamos que fazer uma reivindicação.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

De volta ao topo