O que fazer com a aquaplanagem? - Bons pneus minimizam riscos

Aquaplaning: quando os pneus escorregam em rodovias molhadas, é virtualmente impossível manobrar o veículo. Um pesadelo para os motoristas. Vamos explicar-lhe o que pode fazer e por que um pneu bom minimiza consideravelmente o risco.

O que acontece com a aquaplanagem?

A água na rodovia normalmente flui pelas ranhuras do perfil do pneu para fora. No entanto, se a estrada estiver muito molhada, a água não sai completamente. O pneu do carro espirra a água para a frente como uma onda de arco. No final, se houver demasiada quantidade d’água, o líquido se forma como uma cunha entre o pneu e a estrada. O pneu então não entra em contacto com a estrada. O resultado: os freios e os movimentos de direcção quase não têm efeito. Se apenas um pneu escorregar, o motorista pode manter o carro na direcção oposta. Se o veículo estiver equipado com ESP (Electronic Stability Control - Controle Eletrónico de Estabilidade), o sistema ligará automaticamente assim que entrar em contato com a estrada. Se as duas rodas dianteiras forem afectadas, as rodas traseiras que ainda aderem mantêm o carro em curso. Se todas as rodas estiverem deslizando ao mesmo tempo, o comportamento do veículo depende do centro de gravidade e da direcção tomada. Em um caminho reto, as possibilidades são boas. O pior caso: a aquaplanagem afeta ambas as rodas traseiras. O carro inevitavelmente escorrega.

Que influência tem o pneu de carro?

Do pneu, além das condições climáticas, depende se a aquaplanagem ocorre ou não. Porque quanto mais plano for o perfil do pneu, mais rápido ele desliza. O ADAC fornece 3,5 mm como guia. Se a profundidade do piso for menor, o risco de escorregar aumenta drasticamente. Portanto, se possível, todos os pneus devem ter profundidade de desenho adequada. Se existirem diferenças entre os pneus individuais, os pneus com o perfil mais alto devem ser montados no eixo traseiro, porque aqui, no caso da aquaplanagem, podem surgir consequências mais desconfortáveis. Do ponto de vista puramente estatístico, os pneus largos são mais propensos a serem afetados pela aquaplanagem do que os seus homólogos mais estreitos, apesar dos perfis especiais concebidos para o evitar. O risco aumenta quanto mais desgastados os pneus largos. A pressão dos pneus também influencia o slide. Se a pressão do ar estiver muito baixa, a pressão na qual o pneu assenta na superfície da estrada diminui (pressão de contacto). A água é mais fácil de interpor.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

De que outra forma posso evitar a aquaplanagem?

A recomendação mais razoável é: velocidade ajustada. Se viajar mais devagar na umidade, o risco é consideravelmente reduzido. Os amortecedores desgastados não pressionam o pneu com a mesma força na estrada. O risco de intervenção na água aumenta. O peso do veículo não tem efeito. Se houver traços visíveis na estrada, debe-se dirigir com compensação. Muita água se acumula nos poços. Também tenha cuidado em depressões e passagens inferiores.

Calcule se é tarde demais

Mesmo aqueles que seguem todas as dicas não são cem por cento imunes à aquaplanagem. Se isso acontecer, lembre-se das seguintes dicas:

• Evite frear o máximo possível: a frenagem pode prolongar o tempo de escorregamento. Se uma roda consegue tracção enquanto as outras continuam a deslizar, o carro se deforma.

• Não conduza com tanta força: o efeito é o mesmo da frenagem: o carro pode se deformar. Guie suavemente na direcção oposta e mantenha o volante reto.

• Desconecte e deixe o carro rolar até que si retome o controle do veículo novamente.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

De volta ao topo