Montagem e balanceamento de pneus e rodas

Toda vez que você comprar um novo conjunto de pneus ou rodas, você vai querer levá-los com um especialista para fazer a montagem e o balanceamento, a menos, é claro, que você seja um especialista e tenha seu próprio equipamento de montagem e balanceamento.

O que significa "montagem" e "equilibrado"?

A montagem é bastante auto-explicativa, é simplesmente o ato de colocar os pneus nas rodas, e depois instalar as rodas nos eixos do seu veículo.

O balanceamento é um pouco mais complicado. Diz-se que uma roda está em equilíbrio quando o centro de gravidade é idêntico ao eixo de rotação; em outras palavras, quando a massa da roda e do pneu é distribuída uniformemente ao redor do eixo, não há vibração quando o pneu gira. Uma maneira fácil de entender o conceito de um pneu balanceado é pensar na sua lavadora de roupas durante o ciclo de centrifugação. Se as roupas são distribuídas uniformemente dentro da máquina de lavar roupa, não há problema. Mas quando as coisas ficam desequilibradas, é uma experiência completamente diferente, e você certamente não quer que isso aconteça com seus pneus!

Então, como funciona o balanceamento?

Balanceamento de giro

Seu instalador usa equipamentos especiais para analisar pneus e rodas e encontrar pontos pesados ​​que possam causar vibrações ao girar. Os conjuntos de pneus e rodas são colocados, um a um, na máquina de balanceamento e submetidos a uma série de testes de diagnóstico. A máquina identifica onde o conjunto de pneus e rodas está desequilibrado e, em seguida, o técnico corrige qualquer desequilíbrio aplicando pequenos pesos ao pneu em locais específicos, para nivelar a distribuição de peso.

Balanceamento de força da estrada (Road Force)

Enquanto balançando gira o conjunto de pneus no ar para encontrar desequilíbrios, um balanceador de Força da Estrada simula a força da estrada em um pneu pressionando um grande rolo contra o pneu enquanto ele gira. Em seguida, a máquina mede o desvio de arredondamento perfeito para que o técnico possa equilibrar o pneu. O balanceamento de Road Force pode detectar problemas de pneus que não são encontrados ao equilibrar as curvas.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Como rodas desequilibradas podem levá-lo em um passeio atribulado?

Se as suas rodas e pneus estiverem desequilibrados, a condução do seu veículo pode ser afetada. Se você experimentar uma vibração que começa em torno de 40-45 mph, e fica pior à medida que sua velocidade aumenta, você provavelmente tem um pneu desequilibrado.

A maioria de nós é sensível a vibrações enquanto dirige, e até mesmo uma pequena vibração pode ser extremamente irritante. E isso não é tudo: as vibrações repetitivas podem causar desgaste dos pneus mais rapidamente, juntamente com os rolamentos das rodas, amortecedores e outros componentes da suspensão.

Vibrações também podem ocorrer se a roda e/ou o pneu não estiverem completamente redondos. Se houver uma parte mais alta na roda e também uma parte mais alta no pneu, e eles se alinharem um com o outro, então o ponto mais alto será ainda mais pronunciado. Um técnico treinado geralmente pode corrigir esse problema girando o pneu levemente na roda, para que os pontos altos não coincidam mais.

Tenha um pouco de equilíbrio em sua vida

Se você quiser comprar um novo conjunto de pneus, ou apenas pensar que pode precisar equilibrar suas rodas, podemos ajudá-lo a encontrar um excelente instalador em sua área.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

De volta ao topo