Etiqueta de pneus da UE: o que diz o rótulo?

Não só as máquinas de lavar roupa e os frigoríficos têm uma etiqueta prescrita pela União Europeia. Os pneus também estão equipados com uma etiqueta da UE desde 1 de Novembro de 2012. Aqui explicamos o significado.

Quais critérios a etiqueta do pneu avalia?

Os responsáveis decidiram estabelecer três critérios essenciais: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo, idênticos para os pneus de Verão e Inverno.

Resistência ao rolamento

O rótulo qualifica a resistência ao rolamento de A (muito bom) para G (baixo). A classe D não existe. A diferença entre as viagens com pneus Classe A e Classe G pode ser de até 7,5%, de acordo com as estimativas da Comissão, e maior no setor comercial. Para um carro com um consumo médio de combustível de 6,6 litros por 100 quilômetros na Classe A, o consumo até a Classe G aumenta em 0,15 litros.

Aderência no molhado

Mais uma vez, nas classes A com a menor distância de frenagem até F, a maior distância de frenagem é dividida em condições úmidas. A classe D também não está aqui. A distância de travagem de um pneu da classe A, segundo a Comissão, pode ser até 18 metros mais curta a uma velocidade de 80 m/h que. Isso seria um encurtamento da distância de frenagem de até 30%, em estradas molhadas.

Ruído externo

O ruído externo é expressa em decibéis, neste caso sem categorias, mas com um número com um símbolo à esquerda. Este pictograma tem três listras. Quanto mais listras forem pretas, maior será o nível de ruído. Desde este ano, foi aplicado um novo limite na UE para o ruído externo. Se três listras são pretas, o pneu atingiu o limite anteriormente aplicável. Duas faixas pretas significam que o novo limite é respeitado ou reduzido em até 3 decibéis. Uma franja simboliza um underflow de mais de 3 decibéis. Naturalmente, os valores reais nas três categorias também dependem do estilo de condução, da condição do carro e das condições ambientais durante a condução.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

O que não avalia a etiqueta do pneu?

O manuseamento geral (travagem, estabilidade, etc.) em estradas secas, afinal, o que é frequentemente esperado de um pneu nas estradas europeias, não faz parte do padrão da UE. Propriedades de aquaplanagem, uso e desgaste, comportamento da estrada de Inverno: toda esta informação deve ser organizada de forma diferente pelo motorista, por exemplo, estudando os testes de pneus. A BRV (Associação Federal do Comércio de Pneus e Vulcanizadores de Artesanato) e a WDK (Associação Comercial da Indústria Alemã de Pneus) salientam que a etiqueta de pneus da UE cobre características importantes, mas não todas, do desempenho dos pneus.

Qual é a etiqueta para?

A etiqueta é concedida ao abrigo do regulamento europeu relativo à etiquetagem dos pneus EU / 1222/2009. O objetivo é manter e aumentar a segurança, a proteção do meio ambiente e a inspeção técnica. A etiqueta promove pneus com baixo consumo de combustível, silenciosos e seguros, estes últimos apenas em termos de aderência no molhado.

Onde posso encontrar a etiqueta?

Existe um requisito de etiquetagem. Fabricantes ou importadores, revendedores e fabricantes de veículos precisam cuidar disso. Os fornecedores devem incluir a rotulagem no material promocional e publicá-lo no site. Além disso, um adesivo pode ser colocado no piso. Os revendedores devem garantir que os pneus emitidos tenham essa etiqueta ou que a marca esteja na vizinhança imediata do pneu e mostrada ao cliente antes da compra. Se o cliente não olhar realmente para os pneus antes de comprá-los, por exemplo, para comprar on-line, as informações devem estar disponíveis. Os revendedores que vendem carros, incluindo pneus, também devem fornecer as informações do rótulo antes de comprar. Além disso, os compradores sempre obtêm as informações na fatura ou com a fatura. Como sabemos, a UE é muito rigorosa com os regulamentos. Então, é claro, também é prescrito o tamanho do adesivo: pelo menos 7,5 x 10 polegadas de largura e alto, mas um máximo de 250 centímetros quadrados e não mais do que 22 centímetros.

Para quais pneus a etiqueta da UE é válida?

O selo entrou em vigor em 1º de Novembro de 2012 para todos os pneus de veículos comerciais leves e pesados fabricados após 30 de Junho de 2012. Com exceção dos pneus de moto, pneus recauchutados, pneus todo-o-terreno para veículos industriais, pneus antigos (pneus para veículos matriculados pela primeira vez antes de 1º de Outubro de 1990), pneus sobressalentes tipo T com limite de velocidade de até 80 km/h para um diâmetro de pneu inferior a 254 mm (10 polegadas) ou mais de 635 milímetros (25 polegadas), pneus com melhorias de tração particulares, por ex. picos e pneus de corrida.

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