O que você precisa saber sobre alinhamento de pneus

O alinhamento dos pneus, também conhecido como alinhamento das rodas, pode ajudar os seus pneus a funcionar corretamente e a ajudá-los a durar mais tempo. Você também pode melhorar o manuseio e impedir que seu veículo se mova em uma direção ou vibre estranhamente na estrada.

O que é alinhamento de pneus?

Alinhamento refere-se a um ajuste da suspensão de um veículo: o sistema que conecta um veículo com suas rodas. Não é um ajuste dos pneus ou das próprias rodas. A chave para o alinhamento correto é ajustar os ângulos dos pneus, o que afeta a maneira como eles fazem contato com a estrada.

Como sei se preciso de um alinhamento de pneus?

Existem algumas maneiras de saber se seu carro precisa de um alinhamento de pneus. Se você notou um ou mais desses indicadores, um técnico de serviço autorizado deve verificar seu alinhamento imediatamente.

  • Desgaste desigual da banda de rolagem
  • Veículo puxando para a esquerda ou para a direita
  • Seu volante está descentrado ao dirigir em linha reta
  • Vibração do volante

Camber, Convergência e Caster

Quando um técnico verificar o alinhamento de seus pneus, ele está preocupado principalmente com três coisas:

1. Camber (queda)

Este é o ângulo dentro ou fora do pneu quando visto da frente do veículo. Muito inclinação para dentro ou para fora, também conhecida como queda negativa e positiva, indica alinhamento incorreto e deve ser ajustada. Rolamentos desgastados, juntas esféricas e outras partes da suspensão da roda podem contribuir para o desalinhamento da inclinação.

2. Convergência

Ao contrário do alinhamento de queda, o alinhamento da convergência é a medida em que os pneus se voltam para dentro ou para fora quando vistos de cima. Se isso for confuso, fique de pé e olhe para os seus pés. Coloque-os em um ângulo para dentro, em direção ao centro do seu corpo. Quando os pneus do seu carro são inclinados da mesma maneira (lembre-se, estamos pensando em termos de olho de pássaro), chamamos de alinhamento em convergência. Oriente a ponta dos pés para fora e isso é o alinhamento da divergência. Ambos exigem ajuste.

3. Cáster (ângulo de lançamento)

Seu ângulo de lançamento ajuda a equilibrar a direção, a estabilidade e as curvas. Especificamente, é o ângulo do eixo de direção quando visto do lado do veículo. Se você tiver uma roda giratória positiva, o eixo da direção se inclinará em direção ao motorista. A roda negativa, por outro lado, significa que o eixo da direção se inclina para a frente do veículo.

Por que o alinhamento do pneu é importante?

O alinhamento inadequado das rodas ou dos pneus pode causar desgaste desigual e prematuro. Estes são alguns tipos específicos de desgaste indevido da banda de rolagem atribuíveis ao desalinhamento:

  • Desgaste de uma borda

Isso ocorre quando o piso é liso de um lado e afiado no outro. Isso geralmente é um sinal de queda do desalinhamento.

  • Desgaste pela convergência

Esta tensão de desgaste do piso significa que o interior ou o exterior do piso é significativamente mais gasto do que o centro do piso. Como o próprio nome indica, a convergência ou divergência causa esse tipo de desgaste.

  • Use em dentes de serra

Isso acontece quando um lado dos blocos da banda de rolagem se desgasta mais rápido que o outro em uma direção circunferencial. Quando você passar a mão ao longo da banda de rolagem, você vai se sentir e se parecer com dente de serra quando visto de lado. O desgaste dos dentes da serra pode ser um sinal de baixa inflação e/ou falta de rotação.

Se você estiver experimentando algum desses padrões incomuns de desgaste, você deve pedir a um técnico que verifique seu alinhamento. Embora a prevenção do desgaste dos pneus seja uma boa razão para manter o alinhamento das rodas sob controle, as consequências do desalinhamento também podem afetar o desempenho geral do veículo. Um carro que se move para o lado ou manobra erraticamente, por exemplo, provavelmente tem um problema de alinhamento.

Largura: Altura: Alfândega:
Velocidade:

Pneus balanceados

Ao contrário do alinhamento dos pneus, o balanceamento de pneus ou rodas refere-se à compensação de qualquer desequilíbrio de peso na combinação pneu/roda e é freqüentemente feito em conjunto com o alinhamento das rodas. Existem dois tipos básicos de desequilíbrio de pneus/rodas que precisam de correção: estático (plano único) e dinâmico (dois planos).

O balanceamento estático lida com o equilíbrio em um único plano: movimento vertical que pode causar vibração. Um desequilíbrio dinâmico, por outro lado, aborda o equilíbrio em dois planos: movimento vertical e movimento lateral. Ambos os tipos de desequilíbrio requerem o uso de um balanceador especial para ajudar a equilibrar as coisas.

Para começar a equilibrar seus pneus, um técnico irá montá-los nos aros corretos e ajustar a pressão para uma inflação ideal. Então, cada pneu é colocado no orifício central de uma máquina de balanceamento. A máquina gira o pneu em alta velocidade para medir o desequilíbrio da combinação roda/pneu. Indica quanto peso a tecnologia deve adicionar para equilibrar o pneu e as áreas onde o peso é necessário.

O balanceamento de pneus é essencial para o cuidado adequado do pneu pela mesma razão que o alinhamento das rodas: prevenção do desgaste prematuro do piso. Ter pneus alinhados e equilibrados a cada 5.000 a 6.000 milhas pode ajudar a maximizar sua vida e seu desempenho geral.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Ver Ambiente de Trabalho do website