A arte de escolher pneus: Como escolher a borracha certa para a sua viagem

Pneus não são todos criados igualmente. Diferentes categorias de pneus usam compostos de borracha cuidadosamente projetados para maximizar o desempenho em faixas de temperatura específicas. Além disso, os padrões de piso são afinados para otimizar as características de manuseio em diferentes condições climáticas. Antes de escolher seu próximo conjunto de pneus, considere qual categoria melhor se adapta às suas necessidades de condução.

Pneus toda a temporada: o pau de todos os comércios

Os pneus para todas as estações são projetados para serem usados ​​o ano todo em todas as condições climáticas. Eles são construídos de um composto de borracha que é macio o suficiente para sobreviver a temperaturas de Inverno, enquanto ainda oferece desempenho da condução adequada em climas quentes. Seus padrões de piso são projetados principalmente para dispersar a água da chuva, mas ainda são utilizáveis ​​em condições de neve. No entanto, sua versatilidade vem com vários compromissos.

Se você vive em um clima sazonal que não experimenta muita queda de neve, os pneus para todas as estações são uma boa escolha, desde que você não esteja preocupado em tirar o máximo nível de desempenho da condução do seu carro. Você pode instalá-los e ter certeza de que eles vão oferecer aderência adequada em todas as condições, sem o incômodo de trocar pneus quando as estações mudam.

Pneus de Verão: Gestão de desempenho para entusiastas da condução

Se você vive em um clima quente ou se gosta de dirigir em estradas sinuosas, opte por um conjunto de pneus de Verão. Em temperaturas acima de 40 graus Fahrenheit, seu composto de borracha é mais suave do que os pneus para todas as estações, e eles podem fornecer aderência substancialmente melhorada. Mas se a temperatura cai abaixo de 40 graus, o composto de borracha endurece substancialmente e é propenso a rachar.

Ao contrário da crença popular, os pneus de Verão não necessariamente sacrificam o desempenho em condições de chuva, por causa do desempenho em clima seco. O padrão do piso dos pneus comuns de Verão é tão eficiente na dispersão da água quanto o piso em suas contrapartes de todas as estações.

No entanto, existem diferentes categorias de pneus de Verão que, de fato, sacrificam a aderência em condições molhadas. Os pneus de Verão de alto desempenho oferecem maior aderência em estradas secas e, ao mesmo tempo, proporcionam desempenho decente em tempo úmido. Pneus de Verão de desempenho ultra-alto são mais propensos a deslizar em condições molhadas, mas aumentam substancialmente o desempenho de manuseio do seu carro em condições secas. Se você é um verdadeiro entusiasta da condução, pode optar por pneus de Verão de desempenho máximo. Eles são muito mais propensos a deslizar e hidroplanar na chuva, mas eles vão te dar um desempenho inflexível em estradas secas.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Pneus de Inverno: Sobrevivendo às estações nevadas

Se você mora em uma área que recebe muita neve, é uma boa idéia instalar pneus de Inverno antes que as tempestades de neve comecem a chegar. Os pneus de Inverno apresentam um composto de borracha ajustado para oferecer máxima aderência em temperaturas abaixo de 40 graus Fahrenheit. Seu padrão de piso foi projetado para romper a neve e proporcionar o máximo desempenho, mesmo quando as estradas estão mais escorregadias. De fato, muitos carros com tração dianteira e tração traseira equipados com pneus de Inverno terão melhor desempenho na neve do que os carros de tração integral equipados com pneus genéricos para todas as estações.

O problema é que instalar e desinstalar repetidamente o mesmo conjunto de pneus pode enfraquecer a parede lateral e tornar seus pneus inseguros. Se você quer o melhor dos dois mundos, você terá que comprar um conjunto extra de rodas com pneus de Inverno instalados. Dessa forma, você pode desfrutar do excelente desempenho de condução dos pneus de Verão durante a maior parte do ano, e então pode trocar para as rodas de pneus de Inverno assim que a temperatura cair.

Para o olho destreinado, os pneus podem parecer bastante simples e insignificantes. No entanto, eles são realmente um dos componentes mais importantes do seu carro quando se trata de segurança e desempenho. Independentemente de quantos airbags e características de estabilidade eletrônica seu carro está equipado, seus pneus são a única coisa que o conecta ao asfalto. Um conjunto de pneus cuidadosamente escolhido pode tornar seu carro muito mais seguro, mais rápido e mais eficiente.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

De volta ao topo